Traço de Caráter Masoquista
Esse é o quarto traço que se forma, ele começa no momento do desfralde (vai de 2,5 até aproximadamente 3,5). A parte do corpo que está sendo mielinizada são as pernas e o quadril.
Imagine um seguinte a criança começa a perceber que as outras pessoas e seus pais começam a esperar algo dela, ou seja, começa a ser criado expectativas em cima da criança. Nesse momento a criança começa a perceber que as pessoas esperam algo de mim, então preciso fazer as coisas certo para não dar merda.
Por exemplo, nessa fase começa a ser cobrado da criança a não fazer mais xixi nem cocô na cueca. Agora imagine essa cena a criança não consegue controlar à vontade e acaba fazendo cocô nas calças, então os pais chamam a atenção dessa criança no meio das outras pessoas. A percepção da criança é se eu faço merda, eu sou humilhado.
Então a criança sente que as pessoas só dão atenção para ela quando faz algo errado, através de humilhações e cobranças. O sentimento é só sou notada quando faço algo errado, aí as pessoas me dão atenção. A criança precisa ser forte para suportar todas as humilhações e cobranças.
A percepção é só sou notada quando faço alguma cagada. As pessoas me corrigem e me cobram e a sensação da criança é de decepção e desaprovação por não conseguir segurar. Então ela precisa ser forte para aguentar toda pressão e cobrança. A energia nessa fase está mais concentrada nas pernas e quadril e é dessa concentração que nasce os recursos do masoquista que são pessoas extremamente fortes com um alto grau de suportar a dor, detalhistas e excelentes planejadores. O super poder do masoquista é ser resiliente, ele planeja e vai até o fim.
Resumindo: o momento de formação desse traço é no desfralde. A dor e a de ser humilhado. O recurso é ser forte, suportar, planejamento e resiliência.
Vamos falar das características físicas dos masoquistas, o formato do corpo:
- A cabeça dos masoquistas vai ter o formato quadrado, com linhas retas. Parece aquelas cabeças que estão sempre nervosas com a sensação de que vai explodir.
- O corpo também vai ter o formato quadrado, parece aquele gordinho forte. É uma pessoa com uma estrutura forte, mas com pouco músculo aparente. Vai ter aquela pele mais grossa.
- O quadril vai ser mais quadrado, com um aspecto mais travado. Parece que não se mexe, a sensação é de que travou tudo e endureceu.
- As pernas vão ser pernas forte mais sem músculos aparentes. Já viu aquelas pernas em que a batata da perna é tão grande que parece a coxa, são as pernas dos masoquistas.
Essas seriam as características do formato do corpo de uma pessoa 100% masoquista, mas lembrando que todas as pessoas são as misturas de todos os traços, ninguém é totalmente formado por um traço apenas.
Agora vamos falar de como os masoquistas funcionam e se comportam:
- São pessoas mais emocionais, porém, diferentes dos orais eles sentem, mas não expressam o que estão sentindo. Os masoquistas são mais fechados ao falarem de seus sentimentos. A conexão que eles fazem é mais de escutar e compreender os sentimentos dos outros.
- São pessoas mais caladas e reservadas, não gostam muito de expor os sentimentos e pensamentos.
- São pessoas fortes com uma alta capacidade para a dor, por isso às vezes os masoquistas tendem a ficar carregando os problemas das outras pessoas. Eles não gostam de ver as outras pessoas sofrerem, então fazem de tudo para poder ajudar ou até mesmo pegar os problemas dos outros.
- São pessoas que por estarem sempre ajudando os outros acabam esquecendo dos próprios problemas e da própria vida.
- São pessoas que gostam mais de planejar e executar o que é pedido, não gostam de serem as pessoas que tomam as decisões, preferem seguir ordens.
- Os masoquistas quando estão no recurso possuem extrema habilidade de planejar, organizar e analisar processos. São muito resilientes não desistem nunca, eles gostam de terminar o que começam. Estão sempre dispostos a ajudar, gostam de serem prestativos. Já quando estão na dor são pessoas que podem ser muito nervosas e explosivas. Vão ser um cofre, não vão falar de maneira alguma seus pensamentos e sentimentos. Vão estar sempre inseguros de fazer as coisas e o medo vai fazê-los travarem, não fazendo as coisas, nem terminando o que haviam começado.
Essas são alguns dos comportamentos das pessoas com o traço masoquista.
Lembre-se você não precisa ser outra pessoa, você é quem precisa ser. Pare de se olhar no espelho e só ver defeitos, passe a ver as suas qualidades, ou como os meus mentores dizem veja os seus super poderes.
Se identificou com esse traço ou conhece alguém assim? Então compartilhe com essa pessoa e ajude ela a se conhecer melhor.
Se tiver alguma dúvida deixe sua pergunta nos comentários ou mande um e-mail para contato@ancoaching.com.br.
Comentários estão fechados.