O que são os ganhos indiretos?
O motivo pelo qual a maioria das pessoas escolhe viver uma vida, cheio de problemas e procrastinam os seus sonhos ou até preferem nem sonhar é porque elas ganham algo vivendo essa vida que dizem não gostar, esse beneficio são os ganhos indiretos.
Entenda um seguinte, nenhum ser humano vai ficar vivendo ou fazer algo se não estiver ganhando alguma coisa. A diferença é que os ganhos diretos as pessoas têm consciência, já os indiretos são inconscientes.
Nesse post estarei citando alguns ganhos indiretos e explicando cada um.
Um ganho indireto que a maioria das pessoas tem é o de ser inocente. Pessoas ficam em trabalhos que odeiam ou em casamentos que já estão destruídos para não serem culpados.
Preferem viver infelizes a ter alguém apontando o dedo: “Falei que não era para você trocar de emprego, está vendo não deu nem 3 meses foi mandado embora.” “Destruiu um casamento para ficar solteira ou está vendo separou e arrumou um pior.”
As pessoas deixam de fazer algo que pode mudar as suas vidas pelo medo da culpa. Então preferem serem infelizes ao fazer uma escolha errada, pois, se escolherem e errarem, logo vão ser os culpados, melhor continuar onde estão e serem inocentes.
Outro ganho muito famoso é o de ser vítima. As pessoas vivem reclamando das suas vidas, porém preferem reclamar e culpar os outros pelos seus problemas do que tentar encontrar uma solução.
Ser vítima é o clássico ganho da maioria das pessoas, tudo é culpa dos outros. As pessoas escolhem ficar encontrando culpados pela péssima vida que vivem do que assumirem a responsabilidade. Sempre é culpa dos pais, da família, do chefe, do governo, nunca é culpa da própria pessoa.
As pessoas que ficam presas nesse ganho de inocência, estão vivendo no passado lá na infância delas, pois, quem não é responsável pela própria vida são os bebês. Eles são sempre inocentes, precisam de alguém que faça e seja responsável por ele. O bebê se passar fome e não ser cuidado tendo as suas necessidades atendidas, não é culpa dele é dos pais.
Então o bebê é vítima caso não estiver vivendo uma boa vida. Já o adulto não, ele é responsável pela vida que está vivendo.
Existe também o ganho de aprovação é aquele que a pessoa faz tudo o que os outros pedem, a prioridade é sempre os outros. A pessoa faz tudo o que os outros querem para agradar, o problema é que ele se esquece de fazer as coisas para si mesmo.
Então os projetos e sonhos vão ficando para trás, pois, nunca sobra tempo. Parece que os problemas dos outros nunca acaba, toda hora está fazendo alguma coisa diferente para alguém. Depois fala que não consegue melhorar de vida ou que não tem tempo. Isso é trocar os próprios resultados pelos aplausos de aprovação dos outros.
Outro ganho é o do reconhecimento às pessoas vivem sonhos de outras pessoas, ou seja, são projetos de vida do outro, geralmente dos pais.
A pessoa se forma em um curso ou segue uma carreira, ou até se casa com alguém que os pais querem tudo isso para no final ter o reconhecimento deles.
Quem nunca ouvia uma história dessas de pessoas que fizeram ou seguiram algo pelos pais? Só para se sentirem amados e reconhecidos pelos pais.
Um ganho também que muitas pessoas têm é o de poder/controle. Existem pessoas que adoram estar no poder e controle das pessoas ou situações.
Algumas pessoas ficam em relacionamentos já destruídos só pelo prazer de poder controlar a vida do outro. E pais que fazem os filhos serem dependentes deles só para poder controlar a vida do filho.
Existem também pessoas que querem demonstrar o poder através do esforço são aquelas pessoas guerreiras e fortes. São aquelas que enfrentam tudo sem pedir ajuda nenhuma, querem mostrar que são capazes, que não precisam de ninguém.
Precisam provar para os outros que são fortes e capazes de realizarem as coisas sem precisar de ninguém. O problema é que tudo o que fazem é para simplesmente serem aprovados e não porque realmente querem fazer aquilo.
Esses são alguns ganhos indiretos que as pessoas têm em suas vidas e às vezes nem percebem. Deixar esse ganho para trás pode ser dolorido, pois, sempre vai ter alguém preso com você nesse ganho.
Então, na verdade, não significa somente deixar o ganho. Significa também deixar ou desagradar alguém muito próximo a você. Por esse motivo é difícil às pessoas se desfazerem dos ganhos e seguirem suas vidas e sonhos.
Você se identificou com algum desses ganhos indiretos? O meu, era o de inocência, aprovação e reconhecimento.
Estou gradualmente deixando cada um deles para trás, pois, para viver uma vida precisamos ser livres para fazer nossas próprias escolhas.
Um abraço e escolha ter uma boa vida!
Comentários estão fechados.