Como funciona a hipnose e hipnoterapia
Olhe para a palavra “hipno-terapia” e você verá que ela é uma combinação de duas palavras. Hipnose e Terapia. Ela é uma terapia complementar que explora o poder da hipnose.
Mas, o que é exatamente a hipnose? Hipnose é uma técnica que instala sugestões positivas em sua mente inconsciente. Com as sugestões corretas, é possível alterar:
- A maneira como você pensa;
- A maneira como você se sente;
- A maneira como você se comporta.
É por isso que a hipnoterapia é uma ferramenta tão eficaz para promover mudanças na prática clínica. Porque se você pode mudar seus pensamentos, seus sentimentos e seu comportamento – você pode mover montanhas. Você pode superar qualquer obstáculo. Você pode resolver coisas que antes pareciam impossíveis.
Além disso, quando usado por um profissional certificado, a hipnoterapia pode ajudar em todas as situações a seguir:
- Vícios
- Parto
- Obsessões
- Compulsões
- Controle de raiva
- Depressão
- Distúrbios alimentares
- Construção de confiança
- Aumento da auto-estima
- Alívio da ansiedade
- Síndrome do cólon irritável (ou síndrome do intestino irritável)
- Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)
- Medos e fobias
- O manejo da dor
- Questões sexuais
- Relaxamento
- Gagueira
- Zumbido
- Síndrome do Pânico
- Problemas de sono
- Redução do estresse
- Perda de peso
É uma lista grande, não é mesmo?
Tão grande que nos faz questionar… como ela pode ser tão eficaz? Como a hipnoterapia pode tratar TODAS essas coisas? A resposta é simples:
A Hipnoterapia atinge o interior de todos os problemas. Ela ignora a sua mente consciente (crítica) e assim é possível comunicar diretamente com seu subconsciente. Ela muda seus pensamentos, sentimentos e comportamentos de dentro para fora. E o mais interessante é que, após conhecer bem a técnica também é possível realiza-la sem a presença de um profissional. Essa técnica é chamada de auto hipnose.
A hipnose terapêutica pode abordar a raiz do seu problema – não apenas os sintomas – e te ajudar a lidar com eles. E ela faz isso melhor do que quase qualquer outra forma de terapia.
A Hipnoterapia se destaca entre as psicoterapias
O PHD em psicologia Clínica pela Universidade da California, Dr. Alfred A. Barrios realizou um levantamento literário sobre as psicoterapias. Em seu artigo “Hyonotherapy: A Reapraisal”, de 1970 (ainda sem tradução). Ele descobriu que o tempo de recuperação pela Hipnoterapia é muito mais eficaz e mais rápido que as demais psicoterapias. Veja abaixo:
MÉTODO UTILIZADO | TAXA DE RECUPERAÇÃO | Nº DE SESSÕES | DURAÇÃO DO TRATAMENTO |
Psicanalise | 38% | 600 | 12 anos e meio |
Terapia Comportamental | 72% | 22 | 5 meses e meio |
Hipnoterapia | 93% | 6 | 1 mês e meio |
Os resultados obtidos por amostragem na pesquisa do Dr. Alfred A. Barrios são incríveis. Ela constata não só que a Hipnoterapia faz o trabalho mais rápido – 6 consultas em comparação com 22 ou mais – como também funciona para uma porcentagem muito maior de pessoas.
Segundo o estudo, a Hipnoterapia traz resultados quatro vezes mais rápida do que a Terapia Comportamental. E, GRITANTEMENTE, 100 vezes mais rápido do que a psicanálise.
Embora ainda haja muita resistência por parte dos Psicoterapeutas brasileiros em adotar a ferramente, podemos observar um movimento mundial que caminha para a regulamentação e certificação da Hipnose Clínica.
- Na Austrália, a Associação ‘Australian Hypnotherapists’ introduziu um sistema de auto avaliação para profissionais da hipnoterapia em 1996. Nesse país cerca de 75% dos departamentos de Psicologia das universidades incluem cursos de Hipnose em seus currículos.
- Em 2002. No Reino Unido, o Departamento de Educação e Habilidades incluiu a hipnoterapeuta entre as atividades com certificação nacional para exercício da profissão. A Hipnose clínica também é ensinada em 45% das faculdades de psicologia.
- Nos EUA, a regulamentação e certificação da hipnoterapia é realizada pela American Council of Hypnotist Examiners (ACHE). O primeiro centro de hipnoterapia licenciado pelos EUA foi o Instituto de Formação em Hipnotismo de Los Angeles em 1976. Nos Estados Unidos, cerca de 25% dos programas de doutorado em Psicologia Clínica incluem cursos de formação completa em hipnose.
- No Brasil também foram registrados avanços. Em 2000, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regularizou a hipnose como ferramenta auxiliar da profissão no país. Em 2018, a hipnose foi incluída nas Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Também foi criada a Sociedade Brasileira de Hipnose.
Então, a hipnoterapia não é apenas útil. É reconhecida.
É um bom método para poder auxiliar em vários pontos de sua vida, incluindo:
- Saúde mental e emocional
- Bem-estar físico
- O desenvolvimento espiritual
- Criatividade
- Motivação
- Preocupações de negócios
- Na realização dos seus objetivos
E muito mais…
Por que escolher a hipnoterapia?
Existem pelo menos três razões muito boas:
- Ela é mais rápida do que outras formas de terapia
- Ela aborda mais questões do que outras formas de terapia
- Ela vai direto ao coração do problema e lida com ele diretamente
Durante uma sessão de hipnoterapia, o terapeuta vai começar conversando com você. Buscando te conhecer, descobrir qual é o problema. Aprender sobre você e seu estilo de vida. Isso ajudará o hipnoterapeuta a decidir qual a melhor maneira de superar qualquer problema que você está tendo.
Só depois desse processo, de te conhecer bem, é que acontece a hipnose. Onde você será colocado em um transe leve, onde a sua mente consciente (crítica) pode simplesmente desligar. Um estado de consciência em que você pode acessar o seu inconsciente e promover mudanças profundamente enraizadas e duradouras. Após esse processo, o hipnoterapeuta também pode te ensinar a auto hipnose, para que você consiga realiza-la sozinho.
Assim, quando você é submetido à hipnoterapia, as possibilidades são infinitas.
Você pode:
- Encontrar soluções para os problemas que carrega a muito tempo;
- Se livrar de velhas crenças limitantes;
- Transformar pensamentos negativos em positivos;
- Desenvolver hábitos mais saudáveis;
- Estabelecer metas realistas;
- Assumir o controle ativo de sua saúde, sua carreira, seus relacionamentos e sua vida em geral.
E como as outras terapias mencionadas acima, ela também funciona para ansiedade e depressão. Na verdade, se você pode pensar em um problema ou uma questão, provavelmente a hipnoterapia pode ajudar:
- A tomar melhores decisões. Obter o aumento da sua concentração. Libertar a sua imaginação e criatividade.
- A se sentir mais relaxado e mais em paz consigo mesmo.
- A se livrar do stress. Fazendo com que você se sinta saudável mentalmente e fisicamente.
- A aumentar a sua autoconfiança.
- A dormir melhor e ter mais energia quando você precisar dela.
- A encontrar a estabilidade que vai te permitir viver verdadeiramente a sua vida, ao invés de apenas passar por ela.
Mesmo reconhecendo que ninguém é perfeito, não há nada de errado na busca pela perfeição. Uma pequena mudança por vez.
Procure um Hipnoterapeuta especializado mais próximo de você!
Conteúdo disponível em: “<https://hipnoseinstitute.org/blog/o-que-e-hipnoterapia/#o-que-e-a-hipnoterapia>”
Comentários estão fechados.