Como Diminuir a Ansiedade!

Primeiro vamos entender o que é ansiedade, de forma prática é o medo excessivo do futuro, ou seja, é a criação de uma preocupação que possa vir a acontecer, daí você fica pensando e imaginando como vai acontecer e qual vai ser o resultado de algo futuro.

Essa ansiedade e preocupação moderada é normal, pois as pessoas precisam saber calcular possíveis riscos que as suas escolhas possam acarretar e assim afetarem suas vidas. Já pensou se a pessoa não tiver essa preocupação, ela se mata, porque o que faz as pessoas detectarem se algo é perigoso ou não é o medo e isso é o que determina a sobrevivência.

Quando você ânsia algo, ou seja, possui um desejo muito forte, a sua mente começa a criar possíveis cenários e resultados imaginários. O problema é que o seu cérebro não consegue distinguir o que é real e o que é imaginário, então a partir do momento que você começa a pensar e imaginar essas cenas futuras, o seu corpo começa a reproduzir essas sensações achando que você está vivenciando aquele acontecimento. A partir disso é que começa os sintomas da ansiedade: nervosismo, inquietação, medo, dores abdominais, falta de ar, palpitação, tremores. E quanto mais real na sua imaginação essa cena fica mais o sintoma se agrava, daí as pessoas passam a ter crises de ansiedade muito fortes e a síndrome do pânico.

Agora já é possível você entender o motivo pelo qual não consegue diminuir sua ansiedade, é bem provável que você esteja vivendo muito no futuro criando cenários imaginários que estão te fazendo mal e o pior você nem sabe se vai acontecer aquilo ou não, ou seja, talvez esteja sofrendo sem motivo.

O primeiro passo para você diminuir sua ansiedade é viver mais no presente e parar de ficar viajando no futuro. Uma maneira bem relaxante e fácil para fazer isso é a meditação. Além dela te fazer viver o presente, te acalma, cessa o turbilhão de pensamentos que ficam na sua cabeça, te faz ter mais foco e concentração.

O segundo passo é planejar, quando você deixa tudo anotado e agendado as coisas que precisa fazer para conseguir alcançar o seu objetivo ou concluir uma meta. O seu cérebro entende que está tudo sobre controle, que você está preparado para o desafio, então ele fica mais tranquilo, relaxado, menos ansioso. Por exemplo você tem vários compromissos importantes para a semana e não pode esquecer nenhum detalhe. Se você anotar tudo que precisar fazer e planejar quando cada coisa precisa ser feita, as chances de acontecer algum erro ou você esquecer algo diminuem, com isso a sua preocupação diminui e consequentemente também a sua ansiedade.

O terceiro passo é aceitar e aprender. Existem certas coisas que mesmo você planejando não estão no seu controle, como por exemplo você vai fazer uma apresentação de vendas. Você monta a apresentação, planeja como vai executar, treina e vai apresentar. Você precisa entender e aceitar que ao termino da sua apresentação, existe 2 caminhos o sim e o não. Se a resposta for sim é só comemorar, porem se for não, aceite, entenda e aprenda com os seus erros. O mais importante é você dar o melhor de si, aceitar o que aconteceu e principalmente aprender com os fracassos para numa próxima ter sucesso. Lembre-se não existe fracasso e sim aprendizado, e que só acerta quem tem a coragem de errar, pois a consequência do acerto são várias tentativas do erro. Aceite as coisas que não estão no seu controle, mude e melhore as coisas que estão no seu controle.

O quarto passo é o mais simples, porém é onde uma grande parte das pessoas erram e isso acarreta para elas muita preocupação e aumento no nível de ansiedade. Estou falando de fazer coisas erradas(desonestidade) e mentira. Isso é algo que causa muita preocupação e ansiedade, pois as pessoas que comentem estes erros, passam o tempo todo olhando pelo retrovisor com medo das coisas que fizeram serem descobertos, andam 24 horas preocupados e isso acaba com a paz de qualquer pessoa. Então sempre faça as coisas certas seguindo os seus princípios e caráter, te garanto que isso já vai diminuir e muito as suas preocupações.

Aplique esses 3 passos na sua vida que você verá como isso vai diminuir a sua ansiedade e na minha opinião Ansiedade não é somente medo e preocupação em excesso com o futuro, é também um excesso de querer controlar tudo e todos. Então viva mais o presente e foque nas coisas que você consegue controlar.

 

Um abraço e Esteja mais em paz consigo!

Comentários estão fechados.