As Más Companhias, Corrompem Os Bons Costumes!
Você sabia que: você é a média das 5 pessoas que mais convive? Tá, mas o que isso quer dizer?
Pare e análise: as pessoas que te cercam são muito parecidas com você na maneira de pensar e o modo como enxergam o mundo.
Por exemplo, tem pessoas que só pensam e falam sobre a próxima balada, outras que reclamam e pensam que são vítimas, pois tudo de errado acontece com elas, tem aqueles que só falam sobre o crush, outros que falam sobre trabalho. Como você pode perceber os assuntos da roda de conversa, o jeito de pensar e até de se comportar das pessoas que te cercam são muito parecidas com a sua. Agora que fica a pergunta: as pessoas que te cercam, elas te fazem crescer e prosperar? Ou elas se importam e realmente gostam de você? Ou apenas estão com você por interesse ou porque você tem alguma utilidade para elas?
Tem 2 frases que define muito bem quem são as pessoas que você deve manter ao seu lado. A primeira é do padre Fábio de Melo “ Quer saber se você ama uma pessoa e se a mesma também te ama, pense nela como se não tivesse utilidade nenhuma, uma pessoa inútil e se pergunte: eu ficaria ao lado dela nessas condições”. Essa frase é verdadeira e provavelmente muito raro encontrar esse tipo de amor, pois todas as pessoas querem ganhar algo nos relacionamentos, além do amor do outro. A segunda frase é “As pessoas devem amar e estar ao seu lado pelo o que você é e não pelo que você tem”, mas novamente ninguém quer estar com alguém se não for para ganhar algo e essa troca é algo natural do ser humano, pois ao receber algo essa pessoa tem aquela felicidade instantânea, isso é o que todo ser humano procura, porém essa alegria passa muito rápido e logo essa pessoa terá que ganhar outra coisa para preencher esse vazio. Agora se parar para pensar no longo prazo essa pessoa poderia amar a outra pelo o que ela é, preenchendo esse vazio e ser feliz todos os dias.
E para descobrir se as pessoas que te cercam são realmente as que você quer e precisa ter ao seu lado vamos a ferramenta.
Numa folha de papel sulfite, você vai desenhar o seu coração e em volta dele coloque o nome das 5 pessoas que você mais convive, conversa, escuta conselhos, divide segredos, gosta de estar junto. Depois faça um circulo em volta do coração junto com os nomes. Agora do lado de fora do circulo escreva o nome das 5 pessoas que você menos convive e que mesmo com o pouco contato são pessoas que você gosta muito. Depois faça outro circulo em volta desses nomes. Agora responda a essas perguntas com toda a sinceridade e de todo o coração:
1 Quem são as pessoas que você acredita que estão ao seu lado pelo o que você é e não pelo o que você tem ou pode oferecer?
2 Quais são as pessoas que te cercam que possuem os mesmos valores e princípios que você? Que tem as atitudes e comportamentos que você considera corretos?
3 Quais são as pessoas “balões” na sua vida, aquelas que te elevam, que te incentivam, fazem você crescer e prosperar a cada dia? E quais são as pessoas “ancoras” que te levam para o fundo, que te sugam, te usam e só te procuram quando precisam de algo?
4 Quem são as pessoas que mesmo você não tendo mais utilidade nenhuma, estarão ao seu lado e te ajudaram a levantar do chão?
Com base nas suas respostas quero que você olhe novamente o seu desenho do coração e observe se os nomes que estão mais próximas do seu coração são realmente as que devem estar ali ou se algum nome que está mais longe deveria estar mais perto. Caso precise trocar a posição de um nome, tem que ser um nome próximo por um nome mais distante, para assim sempre ficar 5 nomes em cada circulo. Se todos os nomes estiverem no lugar correto é só continuar convivendo com essas pessoas, caso tiver alguma mudança é só começar a se aproximar dessa outra pessoa.
Faça essa ferramenta e se você estiver próximo das pessoas erradas e se aproximar das certas, você verá a diferença que isso faz na sua vida.
Um abraço. Seja e esteja com pessoas acima da média, não seja uma pessoa medíocre.
Comentários estão fechados.