Afinal, quem comanda as suas ações?

Por que será que as pessoas falam que vão fazer uma coisa e fazem algo totalmente diferente ou acabam nem fazendo?

Quantas pessoas falam que vão fazer dieta ou que fazem promessas no final do ano e acabam não fazendo nada?
Creio que seja a grande parte das pessoas que não cumprem essa promessa.

As pessoas pensam que é a mente delas que controlam as suas ações que é só pensar bastante naquilo que querem realizar que irão fazer.

Porém, não é bem assim que a sua mente e seu corpo funcionam. O grande responsável por dar o comando e energia para que algo seja feito é o sistema límbico, o cérebro das emoções.

Ele é quem comanda as ações do corpo, através dele as pessoas vão ter mais vontade e mais energia para fazer as coisas ou não.

Para melhor entendimento do motivo do sistema límbico comandar mais que a mente pensante é a seguinte: hierarquia, ou seja, o cérebro mais antigo tem poder e influência sobre o mais novo.

O cérebro reptiliano é o mais antigo por isso tem poder e influência sobre os outros 2 cérebros. Ele é responsável por garantir a sobrevivência das pessoas. Por exemplo, quando estiverem em uma situação de perigo as pessoas vão correr ou atacar para sobreviverem.

Depois vem o sistema límbico que é o cérebro das emoções. Ele controla o sistema nervoso e o sistema circulatório por isso ele influencia direto as ações das pessoas, pois ele controla as sensações de medo e prazer que faz com que as pessoas façam uma ação perante algo, elas podem ir em busca de algo ou fugir dele. Além disso, ele controla a energia que vai para as partes do corpo alterando a vontade de fazer ou não algo.

Por último, tem o neocórtex(a mente) que é o cérebro da lógica e dos pensamentos. Ele é quem analisa as coisas, pensa em maneiras de solucionar os problemas e atingir os objetivos. Entretanto, para todos esses pensamentos e ideias serem realizadas ele precisa do sistema límbico para executar os planos.

Agora voltemos ao sistema límbico, ele é influenciado pelas emoções, ou seja, o funcionamento da sua mente e do seu corpo vai ser controlado pelos sentimentos.

A sensação que vai influenciar e motivar as pessoas a fazer algo é a dor e o prazer, ou seja, elas vão agir pelo desespero de ter que fazer algo, pois se não fizerem terão alguma punição ou pelo desejo de querer muito algo.

As grandes partes das pessoas agem pelo desespero só fazem algo quando a água bate na bunda. O lado ruim de agir dessa maneira é que elas são impulsionadas e guiadas pelos problemas. São aquelas pessoas que reclamam que só possuem problemas em suas vidas e que não podem ter objetivos em suas vidas, pois os problemas não as deixam.

Entretanto, essas pessoas não enxergam que elas precisam dos problemas, pois, são eles que fazem a vida delas caminharem mesmo que seja com muito sofrimento. Os problemas são os responsáveis por elas escolherem para qual caminho ir, sem eles estariam paradas no tempo.

Elas acabam sendo empurradas para a outra fase da vida. Viver dessa maneira traz sofrimento e desprazer de viver a vida, afinal só tem problemas para ficar resolvendo.

Agora existem as pessoas que escolhem ir pelo caminho do desejo. Elas estão sempre atrás do próximo objetivo de vida para alcançar. São pessoas que sonham e realizam os próprios sonhos, não fica esperando os problemas aparecerem para agirem.

Os problemas na vida deles são para serem solucionados, pois, é apenas uma barreira que os impedem de alcançar o objetivo e não algo que os empurram para a próxima fase da vida.

As fases da vida deles são determinadas pelos objetivos que alcançam e não pelos problemas que superam.

Faça uma reflexão e pense: será que eu preciso dos problemas para caminhar na minha vida? Como seria minha vida sem os problemas? O que eu iria fazer? Quais os meus planos?

Se você não vê a sua vida sem os problemas, agora você entende porque tem tantos na sua vida.

Um abraço e ter muitos problemas é uma escolha!

Comentários estão fechados.